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    Inbound

    Dizer que a internet revolucionou nossas vidas é o mesmo que lavar a calçada em dia de chuva. Todos nós sabemos disso, apesar de alguns não concordarem. Com essa mudança drástica, a maneira como nos relacionamos foi igualmente afetada. Não só o relacionamento interpessoal, mas também o das empresas com seus consumidores. 

    Por volta de 2009, nos Estados Unidos, começou a popularização do termo “Inbound Marketing” (Marketing de Conteúdo ou Marketing de Atração). Ele é uma das principais ferramentas do Marketing Digital existentes hoje. Diferente do Marketing Tradicional – Outbound Marketing -, no Marketing de Conteúdo a empresa não procura o cliente; acontece o processo inverso, em que o cliente é atraído e procura a empresa.

    O Marketing de Conteúdo promove o engajamento do público-alvo, bem como a expansão dos potenciais clientes. Por meio de conteúdo valioso e relevante, que não se foca apenas no produto, serviço ou mercado específicos da empresa, sendo mais amplo e versátil, ele melhora o relacionamento, conquista clientes e reforça a autoridade da marca perante o mercado.
    Entre as etapas que o caracterizam estão atrair, converter, relacionar/reter, gerar receita e analisar. Vejamos, resumidamente, como funciona na prática:

    ATRAIR
    Com a geração de conteúdo pertinente no seu blog, por exemplo, a tendência natural é potencializar seu alcance. Quando o leitor percebe a qualidade do que recebe, aumentam as chances de engajamento. Você acaba de atrair a atenção. Ponto para sua marca.

    CONVERTER
    Na etapa seguinte, você negocia com o cliente, a fim de transformá-lo em lead. É simples entender: ele fornece alguns dados (nome, telefone, e-mail…), e em troca você dá acesso a conteúdos exclusivos, como e-books. Ou seja, através de ferramentas de atração (landing pages e outras), você ganha um contato e a oportunidade de conhecer mais afundo esse potencial consumidor.

    RELACIONAR/RETER
    Após atrair e converter alguns leads, é hora de reforçar o relacionamento. Entender o que seu cliente quer. Lembre-se, durante todo o processo de atração, você terá consumidores nos mais diversos momentos de compra, que vão do “não estou interessado” (base da pirâmide) ao “comprando agora” (ponta da pirâmide). Pense em estratégias focadas, evite abordagens genéricas e, por isso, menos efetivas.

    GERAR RECEITA
    O Marketing de Conteúdo não traz resultados imediatos. Costuma-se dizer que os frutos são de médio a longo prazo, embora bastante saborosos. No fim das contas, o Marketing de Conteúdo pode ser mais um elemento importante na hora da decisão de compra. A venda é uma doce consequência do trabalho desenvolvido em cima de textos, infográficos, imagens, vídeos, depoimentos e e-books. Aquele que, gradativamente, guia do “não”, passa pelo “talvez”, cai no “sim” e chega ao “com certeza, eu quero”.

    ANALISAR
    Essa é outra grande diferença com relação ao Marketing Tradicional: a possibilidade de mensurar com exatidão os resultados alcançados.

    E por que você também deveria pensar seriamente em investir em Marketing de Conteúdo?
    – Relacionamento: estimula e melhora o relacionamento com seu público-alvo. Certamente, grande parte das suas vendas ocorre no grupo de já clientes. Com essa estratégia, além de atrair novos entusiastas, você fortalece os laços com quem compra/comprou de você.
    – Engajamento: as pessoas não querem se relacionar com empresas que somente falam de si, dos seus produtos, serviços e soluções. Os consumidores buscam uma abordagem mais humana. Nessa lógica, a empresa precisa estar atenta a outros problemas que não os diretamente relacionados à ela.
    – Visibilidade: esteja onde seu cliente está. Caso você prefira não participar desse bate-papo, seus concorrentes agradecem.
    – Marca: fortaleça a visão que seus clientes, potenciais clientes, o mercado e a sociedade têm de sua marca. Torne-se referência, influencie positivamente as pessoas, inclusive com relação à compra de seus produtos e serviços.

    O Marketing de Conteúdo é bastante abrangente, e seus benefícios também. Aqui na Quanta, temos exemplos bem bacanas de parcerias com essas empresas especializadas no planejamento, implantação e desenvolvimento de Marketing de Conteúdo. E você, já pensou em investir em Marketing de Conteúdo? Qual a sua experiência? Troque figurinhas com a gente lá no Facebook.

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