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    Não temos dúvidas de que o mundo do Marketing Digital anda a passos largos. Cada dia surgem novas tecnologias e técnicas no campo das relações digitais, e precisamos estar atentos para acompanhar esse ritmo alucinante da rede.

    Posicionar-se à frente exige atenção, serenidade e muito, muito tato. Para ajudar nessa difícil missão (mas não impossível), aqui estão as quatro mais importantes tendências de Marketing Digital para 2019:

    1) Chatbots
    Segundo relatório da Grand View Research, o mercado global de chatbots deverá apresentar taxas de crescimento anuais de 24% até 2025, um negócio na casa de US$ 1,23 bilhão. Presentes em páginas do Facebook e em diversos outros sites rede afora, os chatbots já são capazes de aliviar a carga de trabalho da sua equipe, agilizar o atendimento e até mesmo elaborar orçamentos e efetivar vendas.

    2) Transmissão ao Vivo
    As famosas lives são vídeos ao vivo que podem ser realizados pelas redes sociais, tais como Facebook, YouTube e Instagram. De acordo com pesquisa realizada pela Livestream, em conjunto com a New York Magazine, 73% dos negócios B2B (business to business) que já utilizaram lives obtiveram retorno positivo. Além disso, 97% das empresas perceberam aumento no interesse por seus produtos e serviços a partir das transmissões ao vivo.

    3) Marketing de Influência
    Em pesquisa realizada pela Linqia, conferimos que 86% dos profissionais de marketing utilizaram a estratégia de marketing de influência em 2017. Entre esses entrevistados, 92% acreditam que o marketing com influenciadores digitais é eficiente. As estratégias traçadas com influenciadores não se restringem apenas às contas de famosos nas redes sociais, permitem também explorar uma base de fãs mas enxuta de determinado microinfluenciador, desde que relevante no nicho de mercado pretendido.

    4) Business Intelligence (BI) e Big Data
    A Inteligência de Negócios ou Business Intelligence, no marketing digital, corresponde a processos, técnicas e ferramentas que auxiliam na visibilidade das estratégias e de seus indicadores de performance (KPI’s). Na área de BI, um recurso bastante utilizado são os dashboards, ou seja, painéis que ajudam a ter visibilidade em tempo real das estratégias em andamento. Já o Big Data é a possibilidade de mapear e consultar um volume enorme de dados e poder extrair informações. Por exemplo, as ferramentas de consulta por palavras-chave. Ao aliar Inteligência de Negócios com Big Data é possível melhorar a efetividade das ações, potencializar a geração de leads e ainda economizar recursos de investimento.

    Se as tendências acima vão se confirmar, ninguém tem certeza. Por isso, dada à velocidade das informações e das mudanças no meio digital, devemos monitorar constantemente os movimentos da rede. Do contrário, corremos o sério risco de perdermos a onda e ficarmos a ver navios.

    Fontes:
    General Marketing
    Resultados Digitais

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